quarta-feira, 2 de junho de 2010

NUNCA DIGA “QUERO ME CASAR COM VOCÊ” SE NÃO PODE DIZER “AMO VOCÊ”



Na aproximação do dia dos namorados reflitamos sobre um assunto que é muito convidativo, não só nesses dias, mas em todas as fases das discussões relacionadas à vida sentimental, que vai desde o namoro, passando pelo noivado até o casamento, sendo esta a fase final, quando deve durar até que a morte os separe.

Aos pretendentes ao casamento digo que tenham muito cuidado para não dizer a frase “quero me casar com você” se não pode dizer antes ou em seguida a frase “amo você!”. Isto porque, jamais um casamento torna-se duradouro se não for sustentado pela essência do amor. Quando falo em amor, não estou me referindo à atração carnal, do sentimento Eros, da paixão incontrolável. Não! Falo do amor que gera fruto, que tem essência, que elimina o ódio, o tédio, afasta a solidão, que prefere sofrer a ver a pessoa amada passar por sofrimento. Refiro-me ao amor ÀGAPE. Aliás, os gregos ao definirem o “amor” mostraram as características e qualidades existentes na arte de amar, vejamos:

EPITHUMIA - Um desejo forte –algumas vezes bom outras vezes mal, significa fixar-se em: desejar, legalmente ou não, no casamento marido e mulher deve sentir um forte desejo físico recíproco, através do ato sexual que resulta em prazer, (usado negativamente é =LASCÍVIA / usado positivamente é = desejo).
EROS - Nem sempre é sensual, embora contenha a idéia de ansiar por unir-se e desejar possuir o ente-amado. Eros é romântico, apaixonado e sentimental. Eros precisa de ajuda, pois é mutável e não dura a vida inteira sozinho.
STORGE - É o tipo de afeto compartilhado por pais e filhos, ou irmãos e irmãs, o Amor Storge no casamento satisfaz a necessidade que todos nós temos que pertencer, de fazer parte de um circulo íntimo. O casamento onde falta esta qualidade de amor é como uma casa sem telhado deixando a chuva entrar, esse amor une almas, vidas e corações.
PHILEO – Trata-se de uma relação de amor, camaradagem, partilha, comunicação, amizade, phileo cria amigos íntimos que tem prazer em estar juntos. Um casamento sem phileo será insatisfatório, porém com phileo é interessante e compensador.
ÁGAPE- O amor totalmente desprendido, que tem a capacidade de dar e continuar dando sem esperar retorno. Àgape valoriza e serve em contraste com phileo que quer bem e tem prazer. O casamento onde existe o amor Àgape sobrevive a tudo. É ele quem mantém viva a união quando os amores naturais vacilam e morrem. 

Por isso é sempre bom saber o que é Amor e nunca confundi-lo com paixão. A paixão carnal é como um fogo demolidor, nada o detém. Você deve amar seu namorado, mas nunca se apaixonar, Ecl.11.10.

*O Amor tem frutos.           *A paixão tem obras.
*O Amor faz bem.              *A paixão faz mal.
*O Amor é controlado.        *A paixão é incontrolável.
*O Amor é lindo.                *A paixão é triste, feia.

Por essa e outra razões, muitíssimo cuidado antes de dar o sim. E nunca convide uma pessoa para fazer parte de sua vida se não tiver certeza que está abastecido de Amor por ela. Só então poderá dizer: querido (a) Amo você! E assim poderás dizer: quero me CASAR com você.

Lembrando que essa é maior decisão sentimental que o ser humano deve tomar na vida, não me refiro somente aos Cristãos por questões de fé, mas a todos que quiserem ser felizes para sempre.

Os maiores casamentos do universo, principalmente nos últimos séculos, aconteceram em castelos, com convidados especiais, muito luxo, gente famosa, grandes riquezas, mas faltava o principal: o verdadeiro Amor. Por isso quase na sua totalidade foram desfeitos, tendo pouca duração.

Na prática esses casamentos foram sustentados apenas pelo amor EROS e não teve tanta sustentação, talvez por ser um: 

CASAMENTO INDESEJADO, que é aquele casamento forçado pelos pais;
CASAMENTO PRECIPITADO, que os noivos mal se conhecem e já estão no pé do altar (mais tarde as consequências).
CASAMENTO POR INFLUÊNCIA, são casamentos arranjados pelos cupidos da vida, (casamenteiros e casamenteiras ).
CASAMENTO POR LIQUIDAÇÃO, para aqueles que acham que já passaram da idade e quem aparece na frente ele (a) brada é esse (a).

Mesmo que você esteja de forma enfática traumatizado com o assunto casamento, não deixe de valorizar esse assunto, pois foi o próprio Deus quem já resolveu o pior problema do ser humano: a solidão. Ele viu que não era bom que o homem estivesse só. Basta que homem e mulher estejam na direção de Deus (PV.19.14 e Gên.24.2). Amando primeiro e consequentemente casando e construindo família.
 

2 comentários:

Raquel disse...

Gostei da reflexão para os namorados presisamos de mais aconselhamentos assim!

junior fonseca disse...

papai manja do assunto........srsrsrs..sábio sr.josué...