sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O JOIO E O TRIGO

O JOIO E O TRIGO


Na parábola do Joio e o trigo Jesus conta a história de um homem que semeou boas sementes de trigo em seu campo. Ao mesmo tempo um inimigo semeou sementes ruins, de joio, em meio às sementes de trigo. Os empregados daquele homem se surpreenderam ao perceber que havia crescido joio em meio ao trigo naquela plantação. O instinto daqueles empregados agricultores (os bajuladores ou Xeleléus) dizia que eles deveriam arrancar essa erva daninha do meio do trigo para que este crescesse melhor. Porém, o dono da plantação os proibiu de fazer isso, já que o joio é muito parecido com o trigo e eles poderiam, por engano, arrancar boas plantas junto com as ruins. Assim, a orientação do dono da plantação era que deixassem crescer os dois até que na hora da colheita pudessem identificá-los plenamente.
Nesta parábola Jesus dar um grande exemplo de liderança, Liderar é: dirigir, liderança é o resultado da capacidade de quem lidera. Ele não levou em consideração no que ouviu dos seus servos, “arrancar, tirar de circulação, tomar o que antes foi dado, e até punir alguém por “suspeitar que parece, ou ouvi dizer, alguém falou” etc..., e outras tentativas como a que foi apresentada por aqueles servos e tantas hoje que se levantam querendo seus primeiros assentos perto da cadeira do chefe, jamais descobre que essa cadeira e essa chefia é transitória.

Isso porque o poderoso chefão não aprendeu com o Líder Jesus, quando os  chaleira.  Vieram ao Senhor “dono da plantação” para arrancar o joio,  ele disse, “NÃO” por ser parecido, vocês podem cometer uma injustiça, pode arrancar, maltratar alguém que parece mais não é joio, e o pior, ao arrancar sem habilidade e diplomacia para o exercício pode atingir a outros molhos que estão ao redor, parentes, amigos, e outros que  haverão de ficar do lado dos injustiçados, Jesus mostrou que o verdadeiro líder não divide, não subtraem, mas soma e multiplica os seus liderados sem precisar arrancar para que não venha depois os estragos e as perdas irreparáveis.

É bom que sejamos conscientes de que cabe ao “trigo” mostrar sua integridade e não se tornar genérico,  não ser falso, não ser demagogo, se comportar como trigo sem mistura de fermento para não contaminar os outros. Por isso que o “joio” é parecido com o trigo porque ele engana com sua aparência, é fingido, diz que ama, mas não ama, diz que é, mas não é, aparenta ser trigo, mas é joio e causa grandes prejuízos   no meio da plantação do trigo. Mas esses têm dia e horas contadas, virão os anjos e arrancarão eles do meio do trigo sem a condicionalidade de errar, sem misericórdia, e fará aquilo que ao líder não é licito fazer, lançará  no fogo para ser queimados de eternidade em eternidade.  


Nenhum comentário: