sábado, 19 de março de 2011

HOFNI E FINÉIAS E A DOUTRINA DA PROSPERIDADE.


HOFNI E FINÉIAS E a DOUTRINA DA PROSPERIDADE:
Ou dar ou desce

Nos tempos do ainda adolescente Samuel, Eli julgava e exercia o sacerdócio em Israel. Era um homem íntegro, que com o passar do tempo teve seus dois filhos Hofni e Finéias convivendo com o oficio sacerdotal, naquela idéia de quem filho de sacerdote sacerdotinho é, e, de forma equivocada e gananciosa, entraram também pelo caminho da sexualidade não sadia e das práticas promiscuas.

Mas, o que marcou mesmo a vida desses dois moços, está Em I Samuel cp. 2:15 a 17, aqui encontramos a narrativa de uma prática muito comum em nossos dias pelos falsos e  fraudulentos pastores que insistem em pregar a falsa doutrina da prosperidade.

Nos tempos de Elí, Hofni e finéais pelo que conhecemos não existia arrecadação monetária, mas sim, era de costume os homens trazerem além de seus bens, carne para ser assada, dessa forma, os filhos do sacerdote até onde alcançassem com um garfo a mesa, tirariam o assado para o pai que daí como outro bem qualquer serviria para manutenção da casa de Deus. Mas, os moços de Elí, tiravam toda a carne que o povo trazia não querendo dispensar nem a gordura e quando o povo recusava a dar, eles o ameaçavam dizendo: “ou dão tudo, ou tomaremos a força”. Transformando essa citação em frase falada recentemente por um obreiro fraudulento aqui no Brasil, é  o mesmo que dizer: “ou dar ou desce”.

Entretanto, quanto ao episódio dos filhos de Elí, Deus contesta e julga esse pecado como um GRANDE PECADO (V.17), porém não tem sido fácil em nossos dias conviver as muitas aberrações concernentes a arrecadação de fundo para manutenção da obra de Deus. Estão tomando os bens das pessoas a força, mesmo com mãos desarmadas usam o garfo fraudulento da ganância e fazem o povo correr atrás de fogueira, banho de luz, sessão descarrego, corredor dos 318, de uma rosa santa, banho de arruda, fonte das sete águas, lenço molhado de suor, arrancam meia dos pés do homem do chapéu. Um testemunho de uma mulher afirmava ter comido uma toalhinha comprada na Mundial e foi curada do vício.

Outros contribuem na Universal com suas ofertas e recebem um diploma que, segundo os lideres, está assinado por Jesus Cristo.


Mesmo assim todos esses espetáculos são acompanhados por uma grande multidão semelhante aquela que andavam com Jesus só para receber o milagre, comer do pão e dos peixes que ele multiplicava, mas quando era para ouvir a palavra o abandonavam. Essa grande multidão sequer tem cartão de membro dessas igrejas. Os falsos e fraudulentos pastores querem toda carne assada e até as gorduras dessas ovelhas, contudo não se responsabilizam por elas, são ovelhas que não têm pastor. Apenas expectadores e admiradores, institucionalmente e legalmente essas pessoas não fazem parte dessas igrejas, apenas são considerados membros se forem bispos ou pastores. Com um espírito de mentira tão indiscreto muitos têm sido enganados por essas falanges de falsos obreiros que envergonha o evangelho de Jesus Cristo.  Não é tão difícil ver alguém na mídia vendendo bênçãos, algumas delas chegam a custar R$ 900,00 (novecentos reais) outras R$ 1.000,00 (um mil real).

Recentemente acompanhei um casal que foram ao culto em uma dessas denominações com intuito de receberem algo para melhorar o relacionamento conjugal, pois a vida a dois não ia lá muito bem e na hora da mensagem o pastor  perguntava  aos presentes, “quem aqui acredita que sou homem de Deus levanta a mão?”, todos levantaram, ele insistiu com a mesma pergunta e recebia a mesma aclamação no levantar de mãos. Mais adiante ele chama uma assistente, que traz uma camisa retalhada, que era de uso do pastor, e uma tesoura, então o pastor manda que forme uma fila e aqueles que acreditavam que ele era um homem de Deus, deveriam dar R$ 10,00 por um pedaço de sua camisa e levar pra casa para ser colocada atrás da porta para serem abençoados e afugentar os males. A esposa do casal mencionado foi pra fila, deu os dez reais e ficou com um pedaço da camisa do pastor e de volta pra casa, o marido revoltado com a ação da mulher discutiu ao ponto de aumentar a gravidade da situação conjugal em que eles viviam, e em vez de melhorar eles chegaram a uma separação, hoje estão separados. Lógico, eles já estavam em situação conjugal não muito boa, mas se agravou, depois do episódio da camisa.


São escândalo como esses, que nos faz refletir e confirmar o que já foi dito pelo apóstolo Paulo, que estamos vivendo os tempos difíceis e trabalhosos, homens amantes de si mesmos e que envergonham o verdadeiro evangelho. Sem falar que alguém doa apartamentos, carros, casas, terrenos, jóias, tudo para receber de Deus depois. Enquanto que a bíblia ensina diferente, doamos para a obra de Deus em forma de gratidão pelo que Ele já nos deu. Antecipadamente já somos abençoados e por isso somos gratos a ele. E o que recebemos de Deus sempre vai ser favor imerecido “graça” jamais se conseguirá pagar.

Nossas ofertas e dízimos para casa do senhor é um tributo de gratidão a Deus pelo que ele nos concede, o que passa disso é exploração da fé. E segundo Deus em I Samuel cap. 2.17 é pecado grande. Envergonha-me ver homens que usam a bíblia e o nome do evangelho para extorquir e de forma psicológica torturar as mentes das pessoas, dizendo “ou ‘paga’ a Deus ou deixa de ser abençoado”. Se quiser ter alguma coisa na vida precisa que dar o que tem. Quem dar mais recebe mais, quem dar menos recebe menos. Como se a benção de Deus dependesse da lei do mercado e da procura. Parece até que adquirir bens aqui na terra é sinônimo de prosperidade, se assim fosse os ímpios não juntavam bens, como também estes que assim pregam não conhece o Salmo 73.3, salmo de Asafe que diz: “pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios”. Há muitos ímpios que são mais prósperos do que muitos justos em riquezas materiais, no entanto não têm paz na alma, felicidade, nem são prósperos para com Deus. Engana-se quem pensar que aprovação de Deus são os majestosos templos, as grandes catedrais, os canais de TV e rádios e o crescimento astronômico de muitas denominações. Tudo isto se forem  granjeado de forma fraudulenta e ilícita não tem  aprovação de Deus.

Gamaliel ainda alerta para os cuidados, Judas o Galileu e Teudas dizendo ser alguém, “a estes se ajuntou um grupo de quatrocentos o qual foi morto, e todos que lhe deram ouvidos foram disperso e reduzidos a nada” (Atos 5.36) e por aí vai. Quem usa métodos errados, antiéticos e antibíblicos nas suas formas de arrecadação, serão reprovados por Deus e mesmo que montem um reino poderoso aqui não farão parte do reino de Deus na sua glória eterna. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz no espírito santo de Deus” (Rm. 14.17).

Nenhum comentário: